sábado, 27 de abril de 2019

Pico do Paraná







O Pico do Paraná é a maior montanha do Brasil meridional, com exatos 1.877,32m, de acordo com a última medição oficial. O PP, abreviatura pela qual também é conhecido, é uma montanha ícone para os montanhistas paranaenses, hoje frequentada por dezenas, às vezes centenas de pessoas em cada final de semana. 






Está localizado na porção central da Serra do Ibitiraquire, e de seu cume se avista toda a serra na qual está inserido, além das adjacentes, sem contar trechos do litoral, de Curitiba e das demais cidades do primeiro planalto paranaense.














São 14 km de subida da Fazenda Pico Paraná até o topo da montanha, sendo que nos últimos 2 km a trilha é exposta e apresenta trechos de raízes e pedra e subida por escadas que podem ser muito perigosas em dias chuvosos. Por isso, recomendo que faça a trilha durante o outono/inverno.
























Durante toda a subida você encontra dezenas de pessoas fazendo a trilha e aqui no cume todo mundo se reuniu pra admirar a paisagem. 



Foto: Cido coelho


Dicas para você que quer realizar essa aventura


A trilha se inicia na Fazenda Pico Paraná, cujo acesso se dá no km 46 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no trecho que liga Curitiba à fronteira dos estados SP e PR.
A maioria das pessoas que querem acampar no Pico Paraná saem de carro de Curitiba no sábado de manhã, é importante iniciar a trilha bem cedo, uma vez que o cume do pico lota de barracas antes das 13:00.

Foto: Cido Coelho


Quando ir?

Bem como a maioria das trilhas de montanha do sul/sudeste do Brasil, a melhor época para se visitar o Pico Paraná é no outono/inverno, de abril a agosto, período de menor índices pluviométricos. Isto porque a trilha é muito perigosa, com muitos trechos de escalaminhada em rocha, e fazê-la com chuva e barro seria um desafio e tanto.

Os primeiros 3 km são uma subida com vegetação de médio porte que possui inclinação baixa, porém constante até o Getúlio, somando um desnível total de 500 m. O trecho é bem sinalizado com fitas brancas e cordas. O Getulio é um belo mirante de onde se pode ver a represa Capivari e a Fazenda Pico Paraná, além de um panorama das montanhas da Serra do Mar.
qui a vegetação é menos robusta e segue em terreno plano por 500 m até encontrar uma área de acampamento que possui uma bifurcação. Vire à esquerda.
A partir daqui o caminho torna a subir, passa pelo principal ponto de água da trilha (os seguintes são de água fraca), até encontrar o Jardim Encantado cerca de 1 km dali.
O Jardim Encantado é um trecho incrível de mata atlântica com diversos troncos e raízes que atravessam a trilha e criam diversos obstáculos.

Ele se estende por cerca de 500 m até que a mata abre e surge a primeira vista do foco do passeio, o imponente Pico Paraná. Daqui também surgem as primeiras vistas da baixada e da Baía de Paranaguá.

Torna-se a caminhar pela mata densa por 500 m até encontrar outra ótima área para camping.
Vire à direita aqui. Há um caminho reto pra uma descidona que eu quase segui erroneamente.
Neste ponto se está na cota 1570 m e inicia uma descida de cerca de 100 metros de desnível. Pois é, uma descida… não é exatamente o que procuramos neste momento.





Pico Paraná
O majestoso Pico Paraná

Após essa descidinha começa uma nova trilha. Aqui inicia a subida incessante até o cume do pico que se estende por 2 km e acumula um desnível de 400 m.
Na subida há diversos trechos bem expostos com pequenas vias ferratas e cordas nos trechos de rocha muito inclinados (> 60º). Mas na maior parte da subida o caminho se dá por trilha mesmo.





Trecho exposto
Um dos trechos mais perigosos da trilha

A medida que se sobe, o panorama da Serra do Mar e do próprio pico se torna cada vez mais incrível.
A 40 minutos do topo se passa pelo maior acampamento da trilha, o Abrigo 2, que também coincide com o último ponto d’água antes do cume.
Os metros finais da subida seguem por uma bela crista. Não se engane pelo cume falso que aparece, já que o verdadeiro pico esta atrás deste.





Falso cume e real cume
Falso cume e real cume

Após um trepa pedra bem divertido e cansativo se alcança o cume do falso pico, onde há uma boa área pra acampar. Neste momento o cansaço parece ir embora ao se contemplar o lindo paredão que separa você do cume final.





Vista do Cume do Pico Paraná
Paredão da última investida até o cume real do Pico Paraná

Mais 10 minutos de escalaminhada e finalmente, depois de quase 6 horas de trekking cheguei no ponto mais alto do sul do Brasil, já passava das 14 horas.
O topo do pico não apresenta uma única visão 360, mas de um lado se tem a vista de toda a Baía de Paranaguá e do outro se pode contemplar todos os picos da fantástica serra do mar paranaense. Também dá pra ver todo o caminho percorrido pra chegar no cume. O visual é realmente único!!
















Vista Aérea Cume
Vista aérea do Pico Paraná